Serviço SADI Connect


Quando foi a última vez que ligou para os Bombeiros ao ouvir um alarme de incêndio?

Reduzir os danos e salvar vidas

Todos os dias existem incêndios em edifícios, sendo que grande parte deles ocorre fora do horário de trabalho, quando ninguém pode dar o alerta de incêndio.

Após um incêndio, o apuramento e pagamento dos seguros é um processo que pode levar muitos meses ou até anos até à sua conclusão. As empresas, organismos ou entidades envolvidas nesses grandes incêndios, demoram anos a recuperar dessas ocorrências, ou perdem espólio, arquivo, etc.

Segundo os especialistas na área, um dos factores mais determinantes para o sucesso no combate de um incêndio, reside na rapidez de alerta às autoridades responsáveis e no tempo que decorre até ao início efectivo do seu combate.

Com uma maior celeridade e eficácia na detecção, comunicação e tratamento dos alarmes de incêndio, podem ganhar-se minutos preciosos para salvar-se vidas assim como minimizar danos.

  • Só porque tem um sistema de alarme instalado, isso não significa que está totalmente protegido.
  • Só porque tem um serviço de vigilância não significa que, em caso de incêndio, seja imediato ou efectivo o contacto para os Bombeiros.


Que protecção quer?

Diferentes tipos de sistemas de alarme oferecem diferentes níveis de protecção.

Alarmes de incêndio “Apenas Sirene” – não mais do que um sinal de alarme que toca localmente para avisar os ocupantes que devem evacuar.

  • Quem vai chamar os Bombeiros, quando o edifício está vazio?

Comunicador simples – sistema de alarme ligado a um centro de recepção de alarmes através de uma linha de comunicação. Quando um alarme é accionado, o centro de recepção de alarmes recebe a notificação e telefona para o serviço de emergência:

  • Caso essa linha única de comunicação falhe, não pode ser detectado o alarme;
  • Caso o alarme seja detectado e enviado, é necessário contacto telefónico com o serviço de emergência com definição da ocorrência e descrição das características do edifício, morada, acessos, etc. em causa. Só depois o serviço de emergência poderá atribuir meios humanos e técnicos à ocorrência.

O SADI Connect – utiliza uma tecnologia inteligente para verificar activamente se os meios de comunicação estão a funcionar e detectar eventuais problemas. Falhas de comunicação ou avarias são sinalizadas para o centro de recepção de alarmes em poucos segundos.


Como funciona o SADI Connect

Para ajudar no trabalho dos Bombeiros, a Stampstar desenvolveu o sistema SADI Connect, a protecção mais eficaz com ligação directa ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

A sinalização de alarme de incêndio do SADI Connect é recebida no centro remoto de alarmes instalado no SALOC (Sala de Operações Conjunta) da CML (Câmara Municipal de Lisboa). Se o alarme é acionado – por acidente ou incêndio efectivo – este centro é alertado em segundos e pode desencadear todos os meios contactar os serviços de emergência, conforme exigido.

O SADI Connect permite uma redução do tempo de resposta em caso de sinistro e accionar os meios adequados no combate a incêndios ao identificar de forma imediata um conjunto de características essenciais ao desenvolvimento das operações de combate ao incêndio, de socorro e reacção rápida ao fogo:

  • Entidade, morada do edifício e contacto de verificação;
  • Características dos materiais de construção, número de pisos, elementos críticos do edifício e sua localização;
  • Equipa de destacamento atribuída;
  • Meios técnicos e humanos adequados;
  • Acessos a utilizar;
  • Localização exacta dos meios existentes de combate ao incêndio;
  • Etc.


Integração com sistemas existentes

O SADI Connect é independente do seu sistema de detecção de incêndios e facilmente integrável com qualquer tipo ou marca de central que possua.

Os interfaces de sistema de alarme utilizados podem ir de um simples contacto seco, a uma ligação série ou aos protocolos mais usados na área como por exemplo o SIA (1, 2 ou 3), ContactID ou o Ademco, entre outros.

O sistema permite a configuração de apenas um alarme para a suas instalações ou de vários alarmes, para centrais com saídas diferenciadas ou endereçáveis.


Monitorização constante

Segundo as mais recentes normas Europeias, para se atingirem os níveis mais altos de resiliência das ligações, ou maior rapidez de detecção de avarias (garantir o grau mais exigente – grau 4), indicados para a transmissão de alarmes de intrusão ou incêndio, devem ser suportadas duas tecnologias de transmissão.

No equipamento SADI Connect estão disponíveis dois tipos de ligação para a transmissão dos eventos, a principal em IP e a secundária através de GPRS (*), em caso de falha da principal. De forma a assegurar que qualquer avaria é detectada de imediato, a unidade é supervisionada através da ligação principal em IP, de forma quase contínua. A ligação secundária, em GPRS, comunica de hora a hora, e em caso de falha da ligação principal em IP, a monitorização passa a ser feita através da ligação GPRS, neste caso a cada 5 minutos.

Estas ligações são verificadas continuamente e de forma independente e, se não houver qualquer interrupção, um sinal de aviso será entregue ao centro de recepção de alarmes. Isto significa que a sua sinalização de alarme nunca será comprometida sem o conhecimento do centro de recepção de alarmes.

(*) Smart Roaming – O SADI Connect utiliza um cartão SIM de Roaming para a ligação GPRS e não só escolhe ao ligar-se, a rede móvel com melhores condições de cobertura, mas permite que de forma dinâmica, em caso de falha, o equipamento escolha a rede disponível que melhor permite o funcionamento do serviço. Fica assim independente de operador e assegurando redundância entre as redes móveis nacionais.


Descanso 24/7

A Stampstar fornece o serviço de comunicação digital de alarmes de incêndio com ligação directa e instantânea ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

O SADI Connect é ideal para todos os sistemas de alarme de fogo comerciais e empresariais:

  • Monitoriza, activamente, edifícios e instalações a cada segundo do dia;
  • Protecção 24 horas por dia;
  • Rede dedicada, duplicada e com disponibilidade de 99,999{605bfe344ae634cfd185f03c7c3f71644dcf6a2d6ff5bbf1d29fab2574e3c090};
  • Alarmes recebidos em segundos;
  • Trabalhamos para si a cada segundo do dia, 365 dias por ano.

O sistema está de acordo com o especificado na norma europeia EN 54-21 (Fire detection and fire alarm systems) – parte 21 (Alarm transmission and fault warning routing equipment), nomeadamente na sua relação com a norma EN 50136 (Alarm Transmission Systems) que define os vários graus de comunicação para informação crítica que especifica a transmissão de alarmes de incêndio.



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